Herramientas Personales
Usted está aquí: Inicio Otras publicaciones Reflexões para Ibero-América: Avaliação de Programas Sociais
Navegación
 

Reflexões para Ibero-América: Avaliação de Programas Sociais

— archivado en:

Cibele, Franzese ...⁅et al⁆.- Brasília: Fundação Escola Nacional de Administração Pública, 2009.- 168 p. (Caderno EIAPP)

"Desde 2007, quando nos integramos à Escola Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas (EIAPP) acreditamos que sua proposta inovadora de atuação em rede promovendo eventos de aprendizagem na sede física ou na plataforma virtual de suas filiadas – era uma possibilidade real de intensificar as relações de intercâmbio ibero-americano, em especial nos temas da gestão pública.
    A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) buscou apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e da Caixa Econômica Federal para construir atividades de aprendizagem direcionadas a dirigentes e técnicos que atuam nas áreas de planejamento estratégico e avaliação de programas.
    A realização desses eventos de aprendizagem permitiu intensa troca de experiências durante o segundo semestre de 2009. Uma primeira fase, a dos cursos presenciais, contou com aulas expositivas, conferências, painéis, mesas-redondas e debates em que estiveram envolvidos 60 dirigentes e técnicos representantes de organismos governamentais de 16 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Uma segunda fase, ancorada em duas comunidades virtuais, incentivou a continuidade da troca de experiências e a consolidação de conhecimentos iniciados nos encontros presenciais. Como toda metodologia mais ousada, o engajamento dos seus integrantes foi duramente testado pela realidade absorvente das suas atividades cotidianas,
mas ainda assim avanços foram alcançados do ponto de vista pedagógico.
    A consolidação desse período de rica troca de experiências está retratada na publicação que ora fazemos chegar a suas mãos e que mostra o avanço na construção de um conhecimento coletivo referente a desafios contemporâneos de nossos governos nas áreas de planejamento e de avaliação de programas sociais. Além da abordagem dos aspectos teóricos, buscou-se nas experiências compartilhadas a inspiração para inovar e aperfeiçoar as relações institucionais e políticas em nossos países e também favorecer a construção de redes entre os dirigentes e gestores desses países.
Convidamos todos a manter vivo este processo e a contribuir para o fortalecimento de uma rede integrada que compartilha problemas e também soluções".

Helena Kerr do Amaral
Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

-Contacto para adquirir la obra: Escola Nacional de  Administração Pública, SAIS, Area 2-A, 70610-900 Brasília, DF, Brasil. Tel.: (55-61) 20.20.30.00
http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=890

Acciones de Documento

Logo Siare

EIAPP

Logo Redes del CLAD

Logo Asociación CLAD

Publicaciones

Revista 74 CLAD
Suscripción Boletín Reforme

Suscribase al Boletí­n Reforme para recibir semanalmente información actualizada sobre temas importantes.

« Septiembre 2019 »
Septiembre
LuMaMiJuViDo
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30